No Brasil, existem muitas praias com águas quentes que podem agradar qualquer turista, seja pela beleza das águas e diversidade de peixes e corais ou pela quantidade de atrativos festivos e culturais que mostram a cara do Brasil como diversidade e harmonia de raças, gostos, credos e pessoas de todos os tipos e ideias.
Porém, a praia escolhida para figurar esse post é talvez uma das mais especiais para esse fim. Com o nome de Morro de São Paulo, o local é uma ilha do estado da Bahia ainda preserva todo o seu vigor e sua beleza histórica nas ruas, casas, hotéis e lojas do lugar. A sensação de estar em Morro de São Paulo é de voltar no tempo sem perder nada de vista e de estar inserido em um local onde todos são iguais na diferença.
É comum ver pessoas do mundo todo falando em seus idiomas pelas ruas da ilha tranquilamente e sentindo-se em casa. Aliás, não se transita de carro em Morro de São Paulo, as ruas são exclusivamente para pedestres. Isso aumenta o contato humano e a sensação de liberdade e retorno histórico, experimentação de uma vida diferente.
Ainda existem por lá, fortificações históricas que podem ser visitadas pelos turistas e servem não só para prestigiar a arquitetura sofrida pelo tempo mas também para curtir a vista que essas fortificações oferecem. A ilha foi alvo de vários corsários e piratas franceses e holandeses e é carregada de história de contato entre europeus e indígenas.
O turista que não conseguir se deixar apaixonar pelos mistérios e magia do povoado, das ruas, lojas, acomodações, estilo de vida e toda a carga histórica e cultural da ilha ainda terá uma chance de rever seus conceitos e gostos ao ver as belíssimas praias de águas claras e cristalinas, corais e muita tranquilidade no vento que balança os inúmeros coqueiros.
E é claro, as águas praianas do Morro de São Paulo costumam ser quentes boa parte do ano, o que faz com que muitas pessoas possam relaxar ainda mais nesse magnífico lugar da Bahia.