Manaus
Manaus é a capital brasileira do estado do Amazonas, tem uma população com média calculada em mais de 1 milhão de habitantes. Sua cultura é bastante rica e derivada dos indígenas. O que mais chama atenção dos turistas é a facilidade de programações distintas em um mesmo lugar.
É possível ouvir música clássica, fazer rappel, explorar a floresta, assistir shows e muito mais. O lugar com certeza é especial, todos podem ver expressamente nos cantos manauaras que a cultura está explícita na cidade. Além disso, os restaurantes de comida típica sempre dão um ar de aconchego.
Pontos turísticos
Porto de Manaus –
Hoje em dia, o Porto de Manaus é considerado um dos melhores existentes no Brasil. É o principal responsável por exportações no norte do país e está localizado de maneira central na cidade de Manaus.
O porto é enorme e é um dos pontos mais visitados na cidade de Manaus, todos o chamam de Coração de Manaus, há quem dia que é exatamente porque o porto é uma das maiores fontes de renda. Tem mais de 100 anos e faz várias viagens durante todo o ano.
Relógio Municipal –
Antigamente, no espaço onde está localizado hoje o Relógio Municipal, era a sede dos Correios em Manaus. O relógio é de origem suíça e tem como base, uma pedra na qual firma toda a sua estrutura. Se você vai viajar a Manaus, certamente passará algumas horas na Igreja de Santa Conceição, e depois poderá facilmente chegar até o relógio para registrar o momento. Contando que ele fica muito próximo a Igreja.
Teatro Amazonas –
De todos os monumentos e pontos turísticos da cidade de Manaus, o teatro é com certeza o mais requisitado. Ele conta com toda uma estrutura baseada na arquitetura antiga, cheio de cores e formas bastante originais. É possível assistir inúmeros shows de música classe e algumas das peças mais famosas da região. Começou a ser construído entre os anos 80 e foi concluído só no ano de 1896. É o principal ponto turístico de Manaus.
Palácio da Justiça –
O palácio é um lindo lugar onde era abrigada toda discussão política e social de Manaus. Está localizado exatamente entre a Casa da Misericórdia e o Teatro Amazonas. Hoje é usado como museu para expor as artes do Amazonas no geral. As exposições são feitas só de segunda a sexta. Aos finais de semana o Palácio é fechado e não permite fluxo de turistas. Fica aberto entre 08h00 e 15h00 da tarde.
Centro de Artesanato Branco e Silva –
No Centro, há uma espécie de trabalho exposto do grande artista manauara Leovegildo Ferreira da Silva.
O Centro ganhou esse nome, justamente em homenagem ao artista que tem inúmeras pinturas e um trabalho especial destinado ao ex presidente Getúlio Vargas. No complexo, há uma concentração de mais de 20 lojas especializadas em artesanato com conteúdo especialmente voltado aos turistas.