Aracaju é a capital de Sergipe, no Brasil. O planejamento urbano de Aracaju é de dar inveja nas demais cidades. As suas praias são extremamente badaladas e seus pontos turísticos ilustram os cartões postais.
É conhecida principalmente por suas festas típicas e o forró, os principais instrumentos das bandas de forró são o triângulo, as zabumbas e as sanfonas. O ritmo arrasta pé, conquista os turistas e divertem os moradores da cidade. Aracaju conta com uma estrutura de quiosques, orlas e uma infinita variedade de passeios e atrações.
As praias são de águas calmas e ondas baixinhas, o que se torna o destino ideal para férias com a família e amigos. Mas não se preocupe caso você goste de surfar, existem praias próprias para a prática do surf, também para andar de jet ski e dar uma volta no meio do mar com barcos.
Pontos turísticos
Mirante da 13 de Julho – O Mirante fica no calçadão da Rua 13 Julho, por isso lhe foi dado esse nome.
A vista de cima do ponto, é maravilhosa. É possível enxergar quase toda a cidade de Aracaju. Sem contar que ele conta com algumas pistas de para andar de skate, bicicleta e ainda para quem gosta, uma quadra de esportes.
Você também encontrará, várias exposições de diferentes coisas, a cada semana existe algo diferente e novo para se conhecer através da arte. A entrada é franca e o ponto fica aberto de segunda a sexta das 9h ás 19h, e aos finais de semana das 9h ás 15h.
Ponte do Imperador – A história conta que o Imperador D. Pedro II ia visitar a cidade de Aracaju, em Sergipe. Então o presidente da época, resolveu tomar sérias providencias para recepcioná-lo.
Ele trabalhou arduamente, num pequeno prazo de tempo para construir a Ponte do Imperador.
Depois da visita do Imperador, a ponte serviu de ponto turístico e serve até os dias de hoje. Ela foi construída no meio do rio Sergipe e foi inaugurada no dia 11 de Janeiro de 1860.
Teatro Tobias Barreto – Esse é o maior teatro da cidade de Aracaju, recebe ilustres cantores como Maria Bethânia. Depois de 50 anos que o Brasil havia sido descoberto, chegaram então as peças de teatro para animar os moradores.
Desde que os brasileiros descobriram-no, a vida se tornou menos séria e mais divertida. Surgiu então a necessidade de criar os grandes teatros, as peças não poderiam mais serem encenadas nas ruas.
A partir de então se construíram a casa. Com o decorrer dos anos, foi aperfeiçoada e modernizada. Hoje o Teatro conta com atrações diversas e um dos pontos mais frequentados da cidade.
Catedral Metropolitana de Aracaju – A Igreja espira a história do Brasil. Além de linda, a igreja oferece algumas feirinhas com vendas de terços, imagens e muito mais.
A Catedral foi erguida em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que segundo os fiéis é a Padroeira da cidade sergipana. Na lista de datas para casamentos não se cabe mais ninguém, não nesse ano, ela é muito requerida pelas noivas.
Está localizada no meio da Praça Olimpo de Campos, no Centro da cidade. Os moradores da cidade tem um grande respeito e orgulho da Catedral.
Orla de Atalaia – A orla de Aracaju é como se fosse o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
É impossível frequentar a cidade sem dar uma passadinha, alguns turistas escolhem hotéis bem próximos da orla para participar do perfeito pôr do Sol que ela entrega todas as tardes.
Fazem muito bem diga-se de passagem, a orla oferece uma infraestrutura muito boa, cheia de hotéis, restaurantes, estacionamentos, um oceanário e até uma ótima pista de skate.
E para quem gosta de música ao vivo, um ambiente tranquilo para ir com os amigos. Os bares são sempre a pedida da noite.