Brasília, sem sombra de dúvidas é um lugar maravilhoso para se conhecer. A cidade tem forte poder político e econômico no Brasil. Existem inúmeros lugares em sua região, que são ótimos destinos para quem gosta de aventura e passeios ao ar livre.
Além de uma força cultural muito grande e positiva. A capital foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960, desde então passou por vários tempos que marcaram a história, como a ditadura e alguns acontecimentos políticos.
Desviando o foco de toda política brasiliense, é interessante saber que algumas bandas brasileiras muito famosas surgiram por lá. Bandas de composições expressivas e muitas vezes críticas, Aborto Elétrico, Capital Inicial, Legião Urbana, Maskavo, Natiruts, Plebe Rude, Raimundos e muitas outras nasceram na capital. “Que país é esse”, do Legião Urbana, faz um estrondoso sucesso até os dias de hoje, mesmo que seu compositor já tenho falecido. A letra é crítica e ao mesmo tempo esperançosa de respostas.
Nos faz pensar em que tipo de Brasil vivemos e nos encoraja a lutar por dias melhores, da maneira que podemos, revolucionando! “Nas favelas, no senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é esse?”. Brasília é principalmente um berço cultural e histórico que merece ser visitado, merece ser registrado através de fotos e cartões postais. Representa a fé de um brasileiro em ver uma nação mais desenvolvida e mais justa.
Quem visita a cidade e gosta de passeios mais radicais e menos educativos (como conhecer seus monumentos históricos, o Planalto, o Congresso e afins). Precisa urgentemente conhecer as regiões. Próximo a Brasília existem inúmeros lugares onde é possível misturar cultura com diversão. As cidades pequenas comportam uma grande variedade de atrações, com muita música, cachoeiras e belezas naturais até então desconhecidas. Saiba um pouquinho mais.
Pontos turísticos
O Salto do Itiquira – “Seja bem vindo ao Itiquira”, é o que diz a placa na entrada do parque. Itiquira significa “gota de água”, na língua dos tupis. Bem curioso o nome, quem visita a cachoeira se depara com muitas gotas de água!
O lugar fica há 115 km de Brasília, e pra quem gosta de belezas naturais, é o ponto certo de parada. Geralmente o que mais deixa os turistas admirados é a linda queda da cachoeira, se o dia estiver ensolarado e de um céu clarinho, o arco-íris vem visitar aqueles que estão por ali.
A queda da cachoeira tem cerca de 168 metros de altura e além disso você pode contar com um parque cheio de piscinas, saunas e restaurantes. Para quem deseja passar uns dias por lá, tem duas opções, o parque oferece espaços para camping e próximo de lá. Há a cidade de Formosa, Goiás, que fica há 32 km da cachoeira, você encontrará hotéis e tudo que for necessário.
Alto Paraíso – Alto Paraíso, como o próprio nome já diz é um pequeno paraíso próximo a cidade de Brasília. Você terá que viajar uns 230 km, mas com certeza valerá a pena.
Além do mais, existem ônibus de Brasília para a cidade, e por ser pequena você não gastará muito com transporte lá. A cidade é mística, existem estátuas de extra-terrestres, barracas hippies e pontos históricos próprios para turistas interessados em história. Além de serem contemplados com paisagens feitas de paredões rochosos, rios cristalinos, cachoeiras e piscinas naturais.
Chapada Imperial – A Chapada por sua vez, fica exatamente no centro de Brasília, de todas as reservas ambientais da cidade, ela é a maior. Para quem gosta de água (e gelada) a reserva é sem dúvidas uma ótima opção. Conta com piscinas naturais, cachoeiras e acreditem, cavernas.
Você provavelmente encontrará por lá, vários pássaros e alguns tucanos. Além dos passarinhos você pode dar de cara também com lobos guarás, onças, tamanduá bandeira e o tatu canastra. Mas não se preocupe, não há riscos de nenhum deles atacar você.
Salto do Tororó – Você precisará andar 35 km até chegar no salto, isso se sair do Plano Piloto. A água é limpinha e transparente, para chegar até o salto, você precisará enfrentar algumas trilhas. Com uma queda de 18 metros de altura, a beleza do lugar e de deixar boquiaberta, principalmente por ser tão próximo da capital.
Quem geralmente anda pelo Plano Piloto em Brasília, chega a ficar angustiado com a quantidade de gente circulando por lá. E há 35 km, há uma tranquilidade sem tamanho.
A paisagem é totalmente convidativa, quem gosta de esportes radicais sempre se diverte muito, é comum encontrar pessoas fazendo rapel e trilhas.